sábado, 2 de março de 2013

O que saber sobre estilo

“Estilo é criar a sua própria moda.”

 Marcos Fabrício Lopes da Silva

Quem acompanha meu blog sabe que eu valorizo mais o estilo pessoal que a moda pela moda. Essa muda a cada seis meses, o nosso estilo muda, aproximadamente, a cada dez anos. Mas o que fazer se chegamos à uma encruzilhada de estilo e não conseguimos ir a diante? Simples. Livros. Isso mesmo! Eles podem nos dar excelentes dicas, além de estarem sempre a mão no caso de uma dúvida.

Pensando nisso e em estilo, sugiro dois dos meus queridinhos. O primeiro não poderia deixar de ser o da minha musa Glória Kalil - Chic - Um guia de moda e estilo para o século XXI - Editora Senac, SP

21193_zoomNele você vai encontrar o beabá do estilo e vai se sentir segura a se aventurar no mundo da moda e do estilo.

Outro que descobri, recentemente, no site http://gnt.globo.com/moda/noticias, foi O Livro Negro do Estilo, da editora de moda Nina Garcia, editora Record.

 image Aqui, Nina Garcia, dá dicas de como se vestir melhor e dá pincaladas de frases de impacto de estilistas, artistas, pensadores e até cientistas.

Vamos ver algumas?

* Não importa se você engordou: "os acessórios estarão sempre ao seu lado, na magreza ou na gordura', brinca Nina / Reprodução.

* A regra número um: "você é uma deusa, então comece a se tratar como tal" / Reprodução

* Sabe aquela bolsa que é a última moda? Nunca a use. Você pode até comprar uma, mas é melhor deixar para exibi-la depois de algumas estações. Pelo menos, é o que aconselha a editora de moda Nina Garcia.

* Outros pontos: ter muitos sapatos e conhecer um bom alfaiate. No livro, Nina mostra como filmes e a música podem inspirar seu jeito de vestir. Exemplo? Preste atenção no look calça capri preta com camisa de Uma Thurman em “Pulp Fiction”.

* “Quando se aceita que o universo é algo que se expande rumo a um infinito a partir do nada, usar listrado com xadrez fica fácil”, disse Albert Einstein.

* Invista na estrutura
Algumas das peças que ela considera fundamentais: pretinho básico, camisa branca masculina, blusa de gola rulê ou cardigã de cashmere, trench coat, jeans, relógio masculino básico, brilhantes, sapatilhas, salto alto e uma bolsa poderosa.

* Sobre os saltos

Os exageradamente altos devem ser evitados.  “Ninguém é capaz de vestir uma saia muito curta com um salto muito alto sem ficar vulgar”, sustenta. 

* Misturas que dão certo
Vintage com a peça da moda, patricinha com rebelde, couro com renda, masculino com feminino,H&M com Prada (ou outras combinações barato com caro), meiga com poderosa.
* O que vestir (ou não) no primeiro encontro
Para a editora, é hora de “ser um pouco conservadora. Cardigã pega super bem, decote pega super mal”, enumera. Mas a dica mais importante é não mudar o estilo só para impressionar o rapaz.
* Entrevista de trabalho
O look tem que ser de uma base tradicional e uma  bijuteria pessoal. “Algo que mostre que você está viva, e não é apenas um robô de terno”.
* Lingerie
Merece igual atenção ao resto da roupa, com brincadeiras de cores e camadas. E tem que ser do tamanho certo. Parece óbvio? Pois para  Nina, a maioria das mulheres erra.

* Minimalismo sem ficar chato, por Francisco Costa, da Calvin Klein
A mulher “deve jogar com as proporções para dar ares novos à silhueta".
* O segredo de usar estampas, por Margherita Missoni
“É necessário se sentir confortável, se não é possível, nem tente usar estampa”, diz. O mesmo vale para cores intensas.
* Misturando o clássico com o urbano, por Christopher Bailey, da Burberry
“Uma atitude relaxada, um bom alfaiate, sapatos ingleses artesanais e um sorriso.”
* Sapatos, segundo Christian Louboutin
“Dependendo do tornozelo, evite tiras neste local. Se for um belo par de pernas, aí pode, mas é possível que as tiras acabem cortando a perna em vez de alongá-la.”

Vale a pena o investimento.

Nenhum comentário: