Em 1526, os espanhóis Cabello de Balboa e Fray Bartolomé Ruiz encontraram tribos no atual Equador que utilizavam uma palha muito bonita em seus cocares. Para que a Espanha pudesse conhecê-la, eles pediram que as artesãs da tribo tecessem a toquilla, como era popularmente conhecida a palha da planta Carludovica palmata.
O chapéu ganhou nome e popularidade quando, em 1906, o presidente norte-americano Theodore Roosevelt viajou ao canal do Panamá e foi fotografado usando um exemplar. Dali em diante, muitas personalidades adotaram o modelo, como Winston Churchill, Robert Redford, Getúlio Vargas e Tom Jobim.
Existem diversos tipos de chapéu panamá que são classificados de acordo com seu trançado e sua qualidade. As versões Montecristi e Jipijapa estão entre os melhores. O que define um bom panamá é que ele é feito artesanalmente de forma que o ar passe entre as tramas da palha. Além disso, ele é leve e maleável, mas não se rompe com o tempo.
Como Usar
Com a copa menor e arredondada, o chapéu fica super feminino. As fitas coloridas garantem um ar divertido para o verão.
Cantão
A copa quadrada e alta cria um visual masculino, ideal para ser combinado com blazer e calças de alfaiataria.
Maria Bonita Extra
O galã Brad Pitt se rendeu ao panamá e compôs um estilo mais sóbrio, com a fita no mesmo tom do chapéu.
Fonte:
http://manequim.abril.com.br/moda
Mas o que ninguém conta é que o meu querido chapéu panamá pode ser usado a qualquer hora do dia ou da noite, compõe um estilo, que particularmente gosto muito, e que não deve combinar com a roupa, ao contrário, deve contrastar com ela.
Agora, alguns looks que montei no fashion.me, não só com o panamá, mas também com outros tipos de chapéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário